Pesquisa
.: Home
.: Contato
.: Mensagens para ler
.: Mensagens em Áudio
.: Textos de outros
.: Ouça online
.: Links interessantes
.: Aconselhamento
.: English version
.: Pesquisa
.: Recomende
Aconselhamento
Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar
Casei-me e recebi o diagnóstico de câncer...
Encontro com a Vida


Sei que sua dor é muito real. Só Deus pode abraçar você e encorajar seu coração. Só Ele é capaz de preencher você por dentro. As pessoas podem abraçar seu corpo, mas só o Seu Pai Celestial pode abraçar, agasalhar e aconchegar o seu interior.

Antes de tudo, por maior que seja o susto, o medo, o pânico, a agonia e a tristeza - continue vivendo. Você estava vivendo, antes de receber a notícia e estaria vivendo se não a tivesse recebido. Então, por favor, siga as instruções médicas, faça os tratamentos necessários, ore, receba oração - mas, não pare de viver.

É o espírito do homem que o sustenta na sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o sustentará? Daí que se você se prostrar, por dentro, o seu corpo se abaterá, por fora. Lembra quando Paulo escreveu que ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o nosso homem interior se renova de dia em dia? Nosso corpo precisa receber o comando de sobrevivência. E este comando vem de dentro de nós.

Quando nós nos prostramos, interiormente, nosso corpo desiste de lutar. Você tem defesas e todo um sistema imunológico em seu organismo que precisa de forças para continuar lutando. É aí que se alguém precisa ser sua melhor amiga, neste momento, esse alguém é você! Seja sua melhor amiga! Fale para si mesma tudo aquilo que você falaria para a sua melhor amiga, se ela estivesse passando por isto.

Já viu como crianças que estão sendo tratadas de câncer, recebem visitas de pessoas como o Dr. Alegria, para levantar seu ânimo e alegrá-las? Isto, também, faz parte do tratamento. Levantar o ânimo, mudar de pensamentos, arejar a cabeça, pensar em outras coisas, se divertir com alguma coisa, ouvir palavras de esperança - tudo isto faz bem não só à alma da gente, como se reflete em nosso próprio organismo.

Outra coisa, você tem nome. Não se rotule e nem aceite rótulos. Você não é a sua doença - você, apenas, está atravessando este momento difícil de enfermidade. Mas, você continua sendo você, com toda a sua personalidade, dons, talentos, virtudes e capacitações. Não aceite ser chamada pelo nome da enfermidade que esteja afligindo seu corpo. Você tem um nome.

Mais uma coisa, não se culpe, não se condene, não moralize este sofrimento, não fique questionando de quem é a culpa. E não dê ouvidos aos "amigos de Jó" que, porventura, apareçam em seu caminho. Eles não sabem o que fazem. De algum modo, eles acham que Deus precisa de advogados e de alguém que o justifique.  Procure aqueles que são capazes de, simplesmente, serem seus amigos, nesta hora. Gente simples e que saiba que agora é hora de orar, é hora de tratar, mas é hora de continuar a viver.

Por último, faça coisas que distraiam você, que alegrem seu coração, de alguma forma. Não se afunde na sua tristeza. Peça a Deus ajuda para manter "a cabeça para fora da água". É como uma pessoa que está se afogando no mar. Enquanto ela consegue manter a cabeça fora da água, ela consegue sobreviver. Eu sei que é difícil. Os pensamentos vêm e insistem em permanecer. Mas, lembre-se que Deus está com você! Ele não abandonou você! Ele não mudou a seu respeito! Ele se importa com você e compreende tudo que você está sentindo e passando.

Sabe, nossa vida, literalmente, depende das disposições de Deus. Nós só estamos vivos, por causa delas. Pense naquela pessoa que está com uma arma apontada em sua direção, em um assalto. Ela está tão dependente da intervenção de Deus do que aquela que está com uma doença considerada grave aos olhos da medicina. Mas, para Deus, tudo é possível em todas as Suas promessas.

A coisa mais importante é saber que nada pode separar você do grande e extraordinário amor de Deus: nem mesmo esta doença. Nada mudou entre Deus e você. Ele continua onde sempre esteve. Na verdade, Ele está mais perto do que jamais esteve. Porque Ele está perto de todos aqueles que o invocam em verdade. O amor dEle é maior do que todas as coisas.

Também, Deus é um Deus que responde às orações. Ele é aquele que pode todas as coisas. Ler os Evangelhos e o livro de Atos, bem como os atos de Deus, por todo o Antigo Testamento são prova disto. E a História da Igreja, através dos séculos, está cheia de testemunhos de coisas extraordinárias que Deus realizou, por Sua graça, em favor dos homens. Ele é Deus e é maior que qualquer doença, problema, adversidade ou tribulação.

É claro que na hora da tempestade, nós só conseguimos ver a própria tempestade, mas não se entregue ao desespero e à prostração, por mais forte que seja a tentação. Ficar deprimido é normal e humano, mas não se entregue a ela. É natural você chorar, sentir tudo que está sentindo, pensar tudo que está pensando, ficar revoltada e tudo mais - isso só significa que você é humana. Mas, depois de chorar o que sentir necessidade de chorar, levante-se e lembre-se que Deus não abandonou você. Pode ser difícil, mas Deus está caminhando junto com você cada passo do caminho. Ele está monitorando cada movimento. Foi Ele quem fez você nascer e nEle você vive, se move e existe. Ele ama você, deu Sua vida por você e está junto de você.

Escolha com cuidado aquilo no que você quer pensar. Os pensamentos de desânimo, desesperança e pavor vão vir; mas, escolha pensar naquilo que pode dar esperança à sua alma. Como o salmista, no Salmo 131, nine a sua alma, tranquilize-a com as promessas de Deus. Seja sua melhor amiga, nesta hora. Fique do seu lado.

Você não é a primeira a passar por isto e nem a única. Agora mesmo, há muita gente atravessando este momento que você está atravessando. Apenas, lembre-se que o Senhor é o teu Pastor e Ele está atravessando isto junto com você. Há um livro, escrito por uma autora brasileira cujo título é algo como "O câncer é uma palavra, não uma sentença". Na verdade, como já disse antes, nossa vida está, inteiramente, nas mãos de Deus. Viver neste mundo é assim o tempo todo, e isto, cada dia mais.

É claro que é muito complicado e difícil para quem atravessa. Como você me disse: Ninguém acredita ou espera que vá acontecer consigo. Mas, você não está só. Fique do seu lado, seja sua amiga, não aceite cobranças, culpas ou questionamentos dos outros, saiba que Deus está com você e que há pessoas intercedendo e orando por sua vida.

Estamos orando por você.

Pr. Paulo Cardoso 
Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar