Pesquisa
.: Home
.: Contato
.: Mensagens para ler
.: Mensagens em Áudio
.: Textos de outros
.: Ouça online
.: Links interessantes
.: Aconselhamento
.: English version
.: Pesquisa
.: Recomende
Aconselhamento
Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar
Depressão: as pessoas não me compreendem...
Encontro com a Vida

Oi,

Eu sei o quanto a depressão e o pânico nos dão a sensação de que ninguém mais consegue nos entender.

Às vezes o sentimento é que ninguém vai compreender se nós falarmos alguma coisa.

Mas, por mais que você sinta isto, lembre que aquilo que você está passando e sentindo, muitas outras pessoas como você estão passando também. Em outras palavras, isto só quer dizer que você é humana, é gente e está no planeta Terra.

Se você visse quantos e-mails nós recebemos de pessoas com depressão e pânico, você ficaria surpresa. São muitos. E isto só de pessoas que ouvem nosso programa de rádio e visitam nossa página na internet. Imagine como este número não é muito, muito maior ainda.

O que quero dizer é que Deus ama você, sua vida tem um valor imenso e você é uma pessoa normal. Nada muda isto.

Depressão e pânico não dão em paredes, mas em gente.

Eu sei que ninguém quer passar por isto, mas, só quer dizer que você tem alma, está viva e é gente. Pode acontecer com qualquer pessoa.

Quem nunca experimentou, de verdade, sentir estas coisas, realmente, não sabe o que elas são e nem como elas são. Então, como eles poderiam entender?

Perdoe-os e continue caminhando. Só sabe o que é dor e como dói quem sente a dor. A maioria das pessoas não faz por mal, é só que eles, realmente, não sabem o que é e nem como é. 

Lembra de Jesus, na cruz? "Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem". E, realmente, não sabiam, porque se soubessem, de verdade, jamais crucificariam o autor da vida. 

Não é fácil passar por estas coisas, mas, lembre-se sempre de que não é para sempre. Você vai melhorar e ficar boa. Apenas deixe a tempestade passar. Dói, mas continue caminhando. 

Não é fácil ouvir algumas coisas que se ouve quando se passa por depressão e pânico, mas, como escreveu o psiquiatra Augusto Cury: "Perdoe, sai mais barato".

Simplesmente, escolha viver um dia de cada vez e não deixe que as palavras ruins que os outros falam fiquem remoendo dentro de você. Eu sei que não é fácil, mas é a melhor maneira de caminhar.

Critique cada palavra que faz mal a você. Rejeite estas palavras, pensamentos e imagens. Duvide destas palavras. Escolha acreditar no contrário que estas palavras negativas falam. Escolha acreditar que você é amada por Deus, que sua vida é importante, que Jesus deu Sua vida por você na cruz, que Ele está no controle de sua vida, que ninguém pode separar você do imenso e infinito amor de Deus, que isto vai passar, que você tem muito valor, que você é normal, que Deus é por você, que você pode continuar caminhando, que você não precisa ir tão rápido, que você não precisa provar nada para ninguém, que pode ser muito desagradável e dolorido, mas que você vai conseguir superar isto, que Deus não está pressionando e nem cobrando nada de você e que você está segura nas mãos de Deus. Continue caminhando.

Tenho certeza que você ama viver. O que você quer é ficar livre desta depressão e deste pânico. É só isto. Mas, você ama viver, tudo em você foi programado por Deus para viver. Como um salmista, que em meio à sua angústia, disse: Não morrerei, mas viverei e contarei as obras do Senhor. Ou, como outro que disse: "Pereceria sem dúvida, se não cresse que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes".

Até alguns homens e mulheres da Bíblia passaram por depressão. E muita gente que fez muita coisa boa neste mundo também.

Espero que estas simples palavras façam algum bem a você. Você é humana e normal.

Lembre-se que Deus conheceu a nossa angústia e não nos desprezou. Ele está com você. Quando nossas forças parecem ter acabado, Ele está segurando as nossas mãos e o Seu poder se aperfeiçoa na nossa fraqueza. Lembre-se que Deus é uma Pessoa e que Ele ama você.

Faça seu tratamento médico e psicológico em paz, sem culpas, cobranças, pressões ou condenações. Caminhe na velocidade que for confortável a você, sem se agredir ou cobrar demais de você mesma. Mas, continue caminhando. Um dia de cada vez. Um passo de cada vez. Um momento de cada vez. Uma coisa de cada vez.

Jesus ama você. Lembre-se que tudo que recebemos de Deus é por Sua graça. Isto quer dizer que não precisamos merecer nada, porque tudo já foi pago por Jesus na cruz e tudo é por causa do grande amor de Deus por nós. É graça. É descansar no amor de Deus.

Minha oração é que a paz de Jesus seja sobre sua vida. 

Paulo Cardoso

 

Enviar para um amigo | Versão para impressão | Voltar |  Recomendar